Quem sou eu

Minha foto
gerardo.monteiro@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Poesia de Quinta

Pessoal

A Poesia de Quinta de hoje foi uma grata surpresa que recebi recentemente.
É um poema de um autor que já figurou algumas vezes aqui neste repositório semanal de sonhos: Manuel de Barros.

Ele é um poeta lá de Mato Grosso, ainda vivo, mas já bem avançado em idade e em ousadia, morador e apaixonado pelo Pantanal, pela natureza e cuja característica principal de suas poesias é a exaltação das pequenas coisas da vida (gotas da chuva, perna de inseto, folha morta caída no chão etc.) e esta poesia dele, que eu não conhecia, sai totalmente deste viés, mas não deixa de ser muito bonita.

Este poema traz à baila, por coincidência, uma obra da pintura universal que eu tive, digamos assim, o privilégio de apreciar pessoalmente. Ano passado, estive de férias em Londres e visitei o museu National Gallery, que é o "concorrente" do Louvre de Paris em Londres.

Pois bem, neste ENORME e lindo museu, cuja entrada é sempre gratuita, diga-se de passagem, lá estava exposta esta obra de Van Gogh: Os Girassóis. Eu fiquei muito impressionada com este quadro!!!! Cheguei mesmo a comentar com amigos próximos, quando voltei de viagem, que esta tela tinha uma energia tão forte, uma luz... Nem sei explicar direito. Parecia, assim, que era o próprio sol que estava nos iluminando, saindo da tela e passando seu calor e luz para quem o olhava dali... Fiquei um tempão diante deste quadro (parecia aqueles insetos atraídos pela luz!!! rsrsrsrs), pensando como uma mente tão perturbada como era a do Van Gogh podia produzir algo tão belo e cuja passagem do tempo não ofuscava nem um pouco a força daquela imagem, que, aparentemente, poderia ser simples, banal (uma natureza morta, flores e tal)... Para refletir!!!!

E, a Poesia de Quinta de hoje, como não poderia deixar de ser, vai especialmente dedicada para uma pessoa que eu admiro e respeito muito, um profundo admirador e produtor literário, meu querido desembargador Lourival Serejo, que me enviou este poema.

Inclusive, em breve, agora em maio, ele vai organizar mais um sarau poético lá na Escola de Magistratura do Maranhão. Eu fui no sarau anterior e foi MARAVILHOSO!!! E com certeza, irei no próximo também. Quando estiver mais perto, divulgarei ao grupo os detalhes (dia, hora, local). Evento cultural imperdível!!!
Beijos iluminados a todos!!!! Bom dia!!!!

Deíla

PS: Hoje estou me sentindo o próprio girassol!!!!!


OS GIRASSÓIS DE VAN GOGH
Manuel de Barros

Hoje eu vi
Soldados cantando por estradas de sangue
Frescura de manhãs em olhos de crianças
Mulheres mastigando as esperanças mortas

Hoje eu vi homens ao crespúsculo
Recebendo o amor no peito
Hoje eu vi homens recebendo a guerra
Recebendo o pranto como balas no peito.

E, como a dor me abaixasse a cabeça,
Eu vi os girassóis de Vang Gogh.

PS: A leitura excessiva destes textos pode ocasionar dependência cultural.

CHURRASCO DA VITÓRIA DO JUDÔ PARAENSE


Aconteceu no feriado do dia 21, na sede campestre da ASDECON (de Benfica), churrasco festivo patrocinado pela FPAJU e seus colaboradores, para comemorar a conquista pelo Pará do campeonato brasileiro de judô região II, realizado em São Luis entre os dias 17 e 18 de abril.

Os amigos da ASDECON cederam gentilmente o espaço em Benfica para a realização deste encontro que reuniu cerca de 90 pessoas, entre atletas, dirigentes, pais e convidados. Foram consumidos no encontro nada menos que 50Kg de carnes, 06Kg de arroz, 03Kg de feijoada, 06Kg de farofa, 30 refrigerantes de 2 litros, 20 litros de água miuneral, bolos, tortas e outras iguarias que por lá apareceram. Teve até uma disputada partida de futebol entre os presentes. Alguns dançarinos também apareceram por lá!
Resumindo, foi um sucesso o encontro. Na ocasião, o presidente da FPAJU, Sr. Luis Eduardo, agradeceu aos presentes e felicitou os atletas e seus técnicos pela grande conquista em São Luis.

PARÁ É CAMPEÃO BRASILEIRO DE JUDÔ REGIÃO II

Com 21 medalhas de ouro, o Pará conquistou o Campeonato Brasileiro da Região II, realizado no último final de semana na cidade de São Luis (MA). A competição reuniu 458 judocas do Pará, Maranhão, Amapá, Ceará e Piauí. A delegação paraense levou 100 atletas, provenientes de vários centros de treinamento: 04 (Agostinho Maciel), 09 (APJ- Paragominas), 01 (Baeta Dojô), 02 (Campos Judô), 04 (Clifisio – Marabá), 08 (Escola Dom Quixote), 18 (Esmac), 18 (IFPA), 06 (Escola Mascote), 01 (Maynard), 03 (Pará Clube), 01 (Pólo Seduc), 08 (Sejel), 01 (Sensei Coelho) e 18 (Veleiro).
No ouro, o destaque ficou com as atletas Kássia Natividade (Associação Veleiro) e Bruna Vilhena (APJ-Paragominas), que trouxeram para casa, cada uma, duas medalhas. No masculino, a melhor performance foi a dos atletas Luis Augusto Nogueira Filho e Lucas Lisboa Pinho, ambos da Esmac, que conquistaram ouro e prata, ouro e bronze, respectivamente, e Silvio Shaymon (Associação Veleiro), que também arrematou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze.
O Pará foi campeão geral, com 21 medalhas de ouro, seguido pelo Maranhão com 19 e Piauí, com 16. “O Pará também foi campeão em organização, união, comportamento e dedicação. Este título não seria possível sem o apoio e desempenho de todos - Federação, técnicos, atletas, pais e aqueles que vêm contribuindo para o crescimento do judô paraense”, declarou o presidente da FPAJU, Sr. Luis Eduardo.
O Pará saiu do quarto lugar, em 2008, para o posto de vice-campeão em 2009 e conquistando o título máximo em 2010, inédito desde que foi implantado este modelo de competição por região.

Quadro de medalhas:
1º Lugar: Pará
69 medalhas – 21 ouro / 15 prata / 33 bronze

2° Lugar: Maranhão
61 medalhas – 19 ouro / 20 prata / 22 bronze

3° Lugar: Piauí
62 medalhas – 16 ouro / 18 prata / 28 bronze

4° Lugar: Ceará
58 medalhas – 15 ouro / 18 prata / 25 bronze

5º Lugar: Amapá
36 medalhas – 09 ouro / 12 prata / 25 bronze

Victória Letícia ganhou medalha de ouro na categoria sub-13.








A conquista foi de todos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Niver do Paulo Emilío em Alter do Chão

Paulo e seus convidados, só gente fina!









Paulo ao lado de sua esposa, Thereza (dir.) e sua filha, Paula (esq.).









Paulo ao lado de Fátima e abraçando o "Bofe" Ronaldão.







quinta-feira, 15 de abril de 2010

Poesia de Quinta

por: Deíla Maia

Pessoal,
A Poesia de Quinta de hoje é muito gostosa de ler, leve e criativa. São dois poeminhas de Mário Quintana sobre o mesmo assunto: o verso.
Elas falam sobre o processo de criação dos versos, de como é algo lúdico, natural, sem muito controle.
Ofereço a poesia de hoje ao meu amigo "viajante" e "filosofante" (olha o neologismo!!!) das poesias de quinta, meu querido Cleyton.
Beijos
Deíla

O Verso
Mário Quintana


O verso é um doido cantando sozinho.
Seu assunto é o caminho. E nada mais!
O caminho que ele próprio inventa..

Eu faço versos como os saltimbancos
Desconjuntam os ossos doloridos.
A entrada é livre para os conhecidos...
Sentai, Amadas, nos primeiros bancos!

Vão começar as convulsões e arrancos
Sobre os velhos tapetes estendidos...
Olhai o coração que entre gemidos
Giro na ponta dos meus dedos brancos!
“Meu Deus! Mas tu não mudas o programa!”
Protesta a clara voz das Bem-Amadas.
“Que tédio!” o coro dos Amigos clama.

“Mas que vos dar de novo e imprevisto?”
Digo...e retorço as pobres mãos cansadas:
“Eu sei chorar...Eu sei sofrer...Só isto!

PS: A leitura excessiva destes textos pode ocasionar dependência cultural.

Ata de Assembléia a Geral extraordinária da ASDECON

Segue em anexo a ata da ASDECON, digitada em documento, que conta com algumas situações que precisam ser alteradas e outras inseridas:

1- Temos que colocar outra pessoa no comando da Assembleia Geral, pois a Sra. Natalice já faz parte do quadro da nova diretoria;

2- Falta incluir as informações e dados pessoais de alguns sócios que estão no documento anexo em vermelho como: RG, CPF, Estado Civil, profissão, endereço e CEP.

Sds,

Mauro Vaughan.

atendimento@mvcontadores.com.br
maurovaughan@hotmail.com

"Esta ai Mauro a Ata.
Os que estão em vermelho não tem informações.

Em 15 de abril de 2010 09:57, mauro vaughan escreveu:

From: nassaravon@ig.com.br
To: maurovaughan@hotmail.com

Ata de Assembléia a Geral extraordinária da Associação dos descendentes dos Confederados Americanos – ASDECON – realizada no dia 30 de março de 2010.

Às vinte horas do dia trinta de março de 2010, reuniram-se na residência da sócia Nássara Vaughan, para apresentação e aclamação da nova chapa que irá dirigir a Associação nos próximos quatro anos, os seguintes sócios: Natalice Vaughan de Oliveira, Guilherme Fonseca de Oliveira, José Vaughan, Ronaldo Bruno Monteiro, Celson Vaughan, Rosiane Gonçalves, Irene Wanghon, Elizete Waughan, Gerardo Monteiro Filho e Cleucy Bouth. Na ausência da Presidente da Assembléia Geral, por motivo de viagem, os sócios presentes por votação aberta, definiram que a reunião seria presidida pela sócia Natalice Vaughan de Oliveira que iniciou a reunião relatando aos presentes a composição da chapa denominada “União” composta pelos seguintes sócios: Assembléia Geral – Presidente: Celeste Waughan Souza; secretária: Nássara Socorro Vaughan de Oliveira Brito; Presidente: Élvio Jesus Sardinha Waughan; Vice – presidente: Jacenira Conceição Monteiro; Diretor de tesouraria: Willian Mauro da Costa Vaughan; Diretor de secretaria: Elizete Sardinha Waughan; Diretor social: Natalice Vaughan de Oliveira. Conselho Fiscal: Guilherme Fonseca de Oliveira, Cleucy de Souza Bouth e Gerardo Monteiro Filho. Após o conhecimento, pelos sócios da chapa em questão, foi realizada a votação, através de voto aberto, com unanimidade de votos a favor da nova diretoria. Foram computados os votos por e-mail dos sócios: Ronaldo Wanghon Monteiro, Maria de Fátima Monteiro, Jorge Luiz Santos Vaughan Jennings e Yana Liss do Couto Vaughan e os votos através de telefonema dos sócios: Celeste Sousa Waughan, Élvio Jesus Sardinha Waughan, Jacenira Conceição Monteiro, Maria Tereza Santos Vaughan Jennings e Miguel Augusto Souza Vaughan. Após aclamação e posse da nova diretoria a reunião foi encerrada e a ata da reunião depois de lida e aprovada será assinada por todos e por mim.
Belém, 30 de março de 2010."

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Encontro das turmas de APNT e APMA (2010) em Benfica-PA


Aconteceu no último sábado (10/04) descontraido encontro dos futuros Comandantes e Chefes de Máquinas da Marinha Mercante, no sítio da ASDECON, de propriedade das famílias Vaughan-Jennings, em Benfica (Benevides).
Cerca de 34 oficiais de Náutica e de Máquinas, oriundos dos atuais cursos de aperfeiçoamento de APNT (Náutica) e APMA (Máquinas) do CIABA, estiveram presentes com seus familiares. Tivemos também a presença de um casal de oficias de Fortaleza, especialmente para prestigiar o encontro, e alguns oficiais mercantes da turma de 1983.
Na ocasião, recebemos a visita de convidados representando entidades civil e militar, como professores e instrutores do CIABA, Sindimar, Capitania, Clube Atlântico, Crea e outros.
Juntando todos os presentes, incluindo familiares, a comissão organizadora do evento conseguiu reunir cerca de 100 pessoas num bonito e ensolarado dia de sábado. Nosso encontro teve música ao vivo, disputadíssimo jogo de futebol entre colegas de Náutica e Máquinas, churrasco, feijoada e bebidas, tudo servido por garçons e muita descontração.
De acordo com a opinião dos presentes, esse foi apenas o primeiro encontro realizado pelas atuais turmas de APNT e APMA do CIABA 2010. Outros encontros deverão acontecer!
Nossos agradecimentos aos proprietários do bonito sítio da ASDECON que nos cederam o local para o encontro.

Sds marinheiras,
Monteiro - Oficial de Náutica
Freire - Oficial de Máquinas
(Organizadores do evento)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ENCONTRO DE OFICIAIS MERCANTES NA ASDECON


Acontecerá neste sábado (10), no sítio ASDECON (estrada de Benfica nr 69 - cerca de 200 metros passando o cemitério do Murumim ou tomar como referência o terreno onde está a torre de antena celular da Claro), encontro recreativo dos oficiais da marinha mercante brasileira, oriundos da EFOMM (CIABA/CIAGA), que encontram-se realizando, no CIABA, o curso para Capitão de Cabotagem (APNT) com defesa de monografia para pós-graduação em Ciências Náuticas e dos colegas do curso de APMA (aperfeiçoando em Máquinas).

O encontro contará com a presença de professores do CIABA, oficiais mercantes formados pelo CIABA em 1983, representantes da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, do Clube Atlântico dos Oficiais da Marinha Mercante e do Sindmar (Sindicatos Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante).
A programação terá início às 10:00h com as boas vindas e posteriormente será realizado um jogão de futebol de areia entre as turmas de APNT e APMA, seguido de churrasco, feijoada e muito bate papo. Os familiares dos participantes do evento estarão presentes.

Desde já os participantes dos cursos de APNT e APMA agradecem a gentileza da direotira da ASDECON por ter cedido as instalações da associação para a realização do encontro.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Poesia de Quinta

por: Deíla Maia
Pessoal,
A Poesia de Quinta de hoje é um pouco paradoxal: o conteúdo é totalmente diferente do que o título pode dar a entender.
Mas também é uma poesia de superação, de volta por cima, de mudança, de saber se adaptar às voltas que o mundo dá e a como algumas pessoas mudam...
Não tive como não me lembrar de vc, Kat!!!!
Beijos a todos e uma feliz páscoa!!!!

Deila

GARGALHADA
Guimarães Rosa


Quando me disseste que não mais me amavas,
e que ias partir,
dura, precisa, bela e inabalável,
com a impassibilidade de um executor,
dilatou-se em mim o pavor das cavernas vazias...

Mas olhei-te bem nos olhos,
belos como o veludo das lagartas verdes,
e porque já houvesse lágrimas nos meus olhos,
tive pena de ti, de mim, de todos,
e me ri
da inutilidade das torturas predestinadas,
guardadas para nós, desde a treva das épocas,
quando a inexperiência dos Deuses

ainda não criara o mundo...

PS: A leitura excessiva destes textos pode ocasionar dependência cultural.
Powered By Blogger

Bandeira da ASDECON

Bandeira da ASDECON
ASSOCIAÇÃO DOS DESCENDENTES DE CONFEDERADOS AMERICANOS NA AMAZÔNIA

Brasão da família Vaughan

Brasão da família Vaughan

ClickComments

Arquivo do blog

ESCLARECIMENTO / EXPLICATION

Esclarecemos que em função de erros cometidos por ocasião das escriturações nos cartórios de Santarém, durante os registros de nascimentos, diversas famílias de origem confederada (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc...) tiveram seus nomes escriturados de forma errada.
A família VAUGHAN, por exemplo, assumiu algumas formas diferentes de escrituração: Vaughon, Waughan e Wanghon.
Recentemente alguns descendentes da família VAUGHAN e de outras famílias, com o auxílio de advogados e seguindo as árvores genealógicas, efetuaram as correções devidas nos cartórios locais e passaram a escrever corretamente os seus nomes.
Devido a pronúncia do nome VAUGHAN ser diferente da forma que é escrita, alguns descendentes passaram a adotar a denominação de “Von”, mas tão somente para facilitar o entendimento da leitura, sem alterar a forma de registro.

We clarified that in terms of errors committed during the notary records in Santarém, in the records of births, several families of confederates (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc ...) had their names entered in wrong. The family VAUGHAN, for example, took a few different ways to book: Vaughon, Waughan and Wanghon. Recentemente VAUGHAN some descendants of the family and other families with the help of lawyers and following the tree, made the necessary corrections in notary places and began to write their names correctly. Due to the pronunciation of the name VAUGHAN be different from the way it is written, some descendants moved to adopt the name of "Von", but only to facilitate the understanding of reading, without changing the way of record.