O Colégio Dom Amando foi fundado pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla, no dia 14 de março de 1943, na cidade de Santarém, na Amazônia.
Os primeiros anos da escola foram dirigidos pelos padres franciscanos alemães instalados em Santarém. A partir de 1953 religiosos norte-americanos da Congregação da Santa Cruz passaram a administrá-lo.
Foi assim que, em 14 de março de 1943 o hospital transformou-se em Ginásio Dom Amando, com o aval do Ministério da Educação e Saúde – como se chamava na época – funcionando com o curso ginasial. Primeiramente, foram abertas as portas apenas para meninos, em regime de orfanato, sob a direção dos frades franciscanos.
A partir de 1951 o colégio passou a ter a direção da congregação dos Irmãos de Santa Cruz, com religiosos norte-americanos, que já desenvolviam um trabalho educacional. Esses religiosos imprimiram a experiência de educação pautada na filosofia de um de seus fundadores, Pe. Basílio Moreau, que apresentou como pilar: “a educação e a instrução lado a lado: mente não será desenvolvida em detrimento do coração”.
E em 1961 iniciou o funcionamento com o colegial, hoje o ensino médio. E em 1967 o colégio abriu as portas também para as meninas.
(Fotos gentilmente cedidas pela direção do colégio)
Os Primórdios O Sessentão
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário