A visão do norte-americano na época da Fordlândia, em 1928, num precioso artigo que mostra o absurdo valor econômico e estratégico para Henry Ford e toda Detroit que tinham o látex então. Não está fácil de ler, a imagem está em baixa, mas vale a leitura para quem se interessa pelo assunto. Mais Fordlândia aqui, aqui e aqui. Já sobre o documentário, que eu não sei se já está disponível, o melhor link que achei foi este. No Google Maps, pegue se Jeep com GPS e vá até aqui para chegar à Fordlândia. O site Mini Ford têm uma história engraçada de um funcionário da Ford que foi de Camaçari ao Pará em um Ecosport em 2003.
Artigo extraído da Popular Science, abril de 1928.
A Fordlândia
Em 1927, Henry Ford, involuntariamente, tornou-se o precursor dos malfadados projetos megalomaníacos de ocupação da Amazônia. A idéia do gênio da indústria automobilística soa hoje como uma verdadeira extravagância. Consistia na construção de uma fábrica de borracha natural no interior do Pará para fugir do monopólio do produto imposto pelos ingleses naqueles tempos.
Para viabilizar o plano, o empresário despachou de Detroit dois navios que aportaram às margens do rio Tapajós carregando os materiais para erguer não só a indústria mas também uma cidade inteira, com vilas ao estilo americano, escolas e hospital. A força de trabalho misturava executivos americanos, caboclos e aventureiros vindos de todas as partes do país e do mundo. "Todos são admitidos nas fábricas, exceto os dementes e os loucos", registrou na época o jornal O País, do Rio de Janeiro.
A Fordlândia localizava-se no município de Itaituba, perto da cidade de Santarém (noroeste do Pará); o vilarejo acabou se revelando um fiasco completo. Um fungo praticamente dizimou a plantação de 1,5 milhão de seringueiras e o choque cultural entre os americanos e o povo local transformou num inferno a rotina de trabalho. Num dos episódios mais tensos, que ficou depois conhecido como "A revolta das panelas", os caboclos depredaram o refeitório, pois sua dieta de peixe e farinha havia sido substituída por espinafre e outros produtos estranhos à sua cultura culinária. Em razão de tantos problemas, a direção da fábrica resolveu deslocar as atividades para Belterra, cidade mais próxima do rio Tapajós. A iniciativa também fracassou. Em 1945, derrotado, Ford fechou as portas de sua filial amazônica, levando consigo um prejuízo de mais de 100 milhões de dólares, em valores atualizados. O empresário vendeu as terras para o governo brasileiro por 250 mil dólares.
Por Sérgio Ruiz Luz (jornalista)
Mapa de localização da Fordlândia. O trecho destacado no mapa refere-se a uma viagem feita por um funcionário da Ford, em agosto de 2003 (ano do centenário da companhia), a bordo de um Ford Ecosport que percorreu 3.500 km de Camaçari (BA) ao vilarejo no Pará.
A Vila Americana, reservada aos estrangeiros, era o bairro nobre da Fordlândia.
Uma carteira de trabalho e placas de identificação dos funcionários da cidade da Companhia Ford Industrial do Brasil.
Por volta de 1928, a seleção dos candidatos a trabalhar nos seringais do vilarejo
BELTERRA: DO PROJETO DE PLANTIO DE SERINGA À CIDADE
O município de Belterra foi criado através da Lei nº 5.928 de 28 de dezembro de 1995, sancionada pelo então governador Dr. Almir José de Oliveira Gabriel, tendo sido desmembrado do município de Santarém, com sede na localidade de Belterra, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1997, com a posse do primeiro prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal de 3 de outubro de 1996.
Casa Um foi projetada para receber o mentor do projeto, o miulionário Henry Ford.
Por ser considerada "A cidade Americana no Coração da Amazônia", Belterra, assim como Forlândia, possui uma arquitertura singular, lembrando uma típica cidade do interior dos Estados Unidos. A arquitetura chama atenção de quem visita o município.As vilas que abrigavam os funcionários que trabalhavam no projeto, são preservadas até hoje.
Guia Turistico de Belterra
fontes:
http://www.miniford.com.br/?load=mod1&idm=57
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1013248-7823-ABC+DA+AMAZONIA+FORDLANDIA,00.html
http://carrosantigos.wordpress.com/2009/10/13/as-plantacoes-de-seringa-de-henry-ford/
http://www.miniford.com.br/?load=mod1&idm=57
http://belterra.redemocoronga.org.br/2009/07/28/belterra-do-projeto-de-plantio-de-seringa-a-cidade/
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