Julio César Ribeiro de Souza nasceu em Acará, no dia 13 de junho de 1843 e faleceu em Belém, no dia 14 de outubro de 1887.
Foi professor, autor de uma gramática premiada, poeta, jornalista, funcionário público, diretor da Biblioteca Pública do Pará e secretário de Estado.
Inventou a aeronavegabilidade ainda no século XIX, portanto bem antes de Santos Dumont e dos irmãos Whitte.
Em 28 de maio de 1861 , transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro, à época capital do império brasileiro, onde completou o curso preparatório da Escola Militar. Em 1866 seguiu para Montevidéu, onde se integrou às forças militares brasileiras na Guerra do Paraguai.
Em 1870, chega de volta ao Pará e dedica-se ao jornalismo, poesia e ao estudo da física como autodidata.
Em 1874, depois de observar o vôo de pássaros amazônicos, passa a dedicar-se ao estudo das ciências aeronáuticas.
Após seis anos de pesquisas, Ribeiro de Souza acredita que os balões devem ter formato assimétrico, com o centro de empuxo à frente, formato já preconizado e utilizado por vários inventores franceses, como Guyot, Eulriot e Pierre Jullien.
A aeronavegabilidade é fundamental para o voo de qualquer aeronave. Infelizmente Júlio César ainda não teve o seu nome devidamente reconhecido para a grandeza de suas façanhas. Foi conteporâneo de Santos Dumont e teve quase a mesma importância para o desenvolvimento do avião.
Em 1880 as tentativas do homem em conquistar o ar dividiam-se em duas grandes correntes: a aviação e o balonismo. A aviação não tinha êxito devido principalmente à falta de motores potentes o suficiente para que os primeiros modelos voassem. Já no balonismo, a ascensão não era impedimento mas a dificuldade estava apenas na dirigibilidade.
O cientista paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza uniu características do balonismo e da aviação e assim criou um sistema de navegação aérea original, baseado no vôo dos pássaros planadores, preconizando a estrutura fusiforme dissimétrica dos balões. Essa forma se expressa num formato mais volumoso da proa e afilado da popa. Este desenho viria a ser o dos consagrados Zepelins que cruzaram o atlântico e deram a volta ao mundo na primeira metade do século 20.
Julio César Ribeiro de Souza também foi o nome dado a um ex time de futebol profissional de Belém, fundado em 25 de janeiro de 1925, que atuou até a década de 1970, quando infelizmente foi extinto.
Júlio César também é o nome da principal avenida que leva ao aeroporto internacional de Belém que em breve passará chamar-se "Aeroporto Internacional de Belém / Val-de-Cans / Júlio Cezar Ribeiro", conforme PROJETO DE LEI Nº 410/07, do Senado Federal, Ana Júlia Carepa (PLS 326/2005) RELATOR: Deputado SÉRGIO BRITO - PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. (Avulso Nº 868) projeto de lei em pauta no Senado dia 6 de agosto de 2009.
Comunidades no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5393407
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8394515
MATÉRIA NO Diário do Pará:
SITES PARA PESQUISA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário