David Meyer e Helena Solberg.
Na última quarta-feira, dia 10 de agosto, chegaram em Belém o Sr. David Meyer, cineasta e produtor, e Helena Solberg, diretora, ambos membros da Radiante Filmes, interessados em pesquisar e relatar a saga dos confederados americanos e seus descendentes que se deslocaram para a Amazônia brasileira após o término da guerra civil americana.
David, Celson, Helena e Natalice Vaughan, no escritória de Celson.
Inicialmente, o casal esteve no escritório do parente Celson Vaughan, situado à AV: Nazaré Nº 532 SL 215, onde entrevistaram alguns descendentes presentes (Celson, Natalice, Elizete, José, Victória Letícia, Gerardo e Jacenira).
Detalhes da entrevista no escritório do parente Celson Vaughan.
Após a visita no escritório do Celson o casal foi levado até a residência da parenta Arlete (88 anos), que deu seu depoimento e mostrou algumas relíquias que ainda mantém guardadas.
Arlete Vaughan, com sua boneca de porcelana.
Entre as relíquias estão uma boneca de porcelana, um leque, uma terrina de porcelana e alguns talheres de prata, todos com mais de cem anos de existência.
No dia seguinte (11), Gerardo e sua esposa Elizabeth acompanharam David e Helena até o distrito de Benfica para conhecerem as instalações da sede campestre da ASDECON.
Helena Solberg, Gerardo e David Meyer, na ASDECON de Benfica.
Depois da visita em Benfica, todos seguiram para almoçar uma deliciosa caldeirada de Filhote, no distrito de Icoaraci.
Elizabeth, Helena e David, em Benfica.
Na sexta-feira (12), a visita continuou em Belém para pesquisas em bibliotecas da cidade e contatos com historiadores locais.
No sábado (13), o casal viajou para Santarém, onde deverão fazer alguns contatos e realizar entrevistas com descendentes das famílias que lá moram. Aproveitarão a estadia em Santarém para visitar Alter-do-Chão, Belterra e Fordlandia.
Na "Pérola do Tapajós", David e Helena terão a sempre gentil companhia da Sra. Irene, descendente da família Vaughan.
Em breve retornaremos com mais detalhes e fotos sobre a visita do casal em Santarém.
A Produtora
A Radiante Filmes, sediada no Rio de Janeiro, é a produtora proprietária do filme Vida De Menina, produziu Carmen Miranda: Bananas Is My Business assim como vários outros filmes e programas de televisão. Para a National Geographic produziu cinco documentários inclusive “Ronis da Silveira", “Paraíso Perdido" e “Jungle Pilots” ; Oito filmes para HBO inclusive “Ônibus dos prazeres” e “Princesa K do Rio”. Também tem filmes para Arts & Entertainment e Turner Broadcasting. Produziu documentários para PBS nos Estados Unidos e BBC na Inglaterra, como “Chile: Por la Razón o La Fuerza”, “Home of the Brave”, “Café Lena”, “Nicaragua: das Cinzas”, “Simplemente Jenny” entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário