Fotos por Leandro Agnuzzi e Merielen Godoy.
A Festa Confederada de Santa Bárbara d’Oeste, realizada no último domingo (15), no Cemitério do Campo ou Cemitério dos Americanos, pela Fraternidade Descendência Americana, foi um sucesso e contou com a participação de aproximadamente 1.300 pessoas, previsão dos organizadores, que aproveitaram durante todo o dia do evento as atrações musicais, danças típicas e comidas no estilo norte-americano. Confira pelas fotos parte das atrações e algumas pessoas que estiveram por lá!
Fonte: www.sbnoticias.com.br/nabalada.php?id=2870 16/04/2007 autor: Hook Jr.
tags: Santa Bárbara d`Oeste SP festa identidade-e-cultura territorio-e-territorialidade migrante descendente-norte-americano
onde fica - Outra coisa estranha! Esta festa acontece em um cemitério, cuja inauguração deu-se quando houve o primeiro óbito de um norte-americano no Brasil. O fato é que os cemitérios somente aceitavam os católicos. Foi necessário criar um cemitério que aceitasse os protestantes. Assim surgiu o cemitério do campo, em uma área rural afastada do centro da cidade de Santa Bárbara d'Oeste. No cemitério, além das tradicionais lápides com letras em relevo, há também uma capela protestante muito característica, árvores e um extenso gramado. É um lugar muito belo que vale à pena conhecer.
por que ir - Para conhecer o lugar; para escutar boa música, pois sempre há atrações clássicas de jazz, dixie land, country tradicional, etc.; para observar a estranheza da vestimenta dos descendentes que, nesta época, raspam o bigode e deixam somente a barba, como os antigos camponeses norte-americanos. Além do que, tais descendentes usam fardas de soldados confederados, com espada e tudo mais.
quando ir - no domingo da segunda quinzena de abril
quem vai - moradores de SBO, membros da Fraternidade Descendentes, descendentes de outras cidades, sobretudo São Paulo, Campinas, Sorocaba, Americana, etc. Autoridades, vereadores de SBO, prefeitos (estes para fazer média), curiosos, bêbados da região, jogadores de futebol, catadores de latinhas, trabalhadores de barracas de camelôs, pastores anglicanos, luteranos, etctanos...
quanto custa - Lá em Santa Bárbara d'Oeste se diz "deilão", ou seja, R$10,00 para entrar + estacionamento + comes e bebes no recinto da festa.
website
http://www.fdasbo.org.br/
contato - Secretaria Municipal de Cultura de Santa Bárbara d'Oeste: http://www.santabarbara.sp.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário