Quem sou eu

Minha foto
gerardo.monteiro@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Jefferson Davis - 1808 - 1889



Jefferson Davis foi o primeiro e único presidente dos Estados Confederados da América, um grupo de estados que se separaram dos EUA a fim de evitar a abolição da escravidão negra. Davis nasceu em Christian County (hoje Todd County), no estado do Kentucky, EUA. Recebeu educação militar, servindo na fronteira. Por motivos de saúde, deu baixa em 1835 e passou a dedicar-se à agricultura até 1845, quando foi eleito para o Congresso dos EUA. No ano seguinte renunciou ao mandato e alistou-se para lutar na Guerra México-Estadunidense (1846-1848), um conflito gerado pelo desejo de famílias brancas estadunidenses de continuarem a explorar escravidão negra em território mexicano de fronteira e pelos projetos expansionistas dos EUA. Davis saiu ferido, mas os EUA venceram a guerra. Em 1847 foi eleito senador pelo estado do Mississippi; de 1853 a 1851 foi secretário de guerra do Presidente Franklin Pierce (1804-1869), e em 1857 foi eleito outra vez senador. Neste cargo foi ativo na defesa dos interesses dos escravistas e favoreceu a assinatura do Kansas-Nebraska Act, que fortalecia a escravidão negra no Sul. Como muitos sulistas, não desejava a separação, mas também como eles não estava disposto a libertar os negros em troca da unidade nacional; o argumento sulista era que a autonomia dos estados deveria ser respeitada contra intervencionismos centralizadores - algo que lembra, no Brasil da política "café com leite", o desejo das elites brancas mineiras e paulistas, descendentes dos antigos donos de escravos negros, em manter o poder descentralizado a fim de garantir seu coronelismo local. Davis abandonou o Senado dos EUA quando o Mississippi rompeu com a União estadunidense. A partir de 18 de fevereiro de 1861 foi feito Presidente provisório da Confederação, sendo eleito por voto popular (entenda-se, dos brancos) no mesmo ano para um mandato de seis, tendo como Vice-Presidete Alexander Hamilton Stephens (1812-1883). Em 22 de fevereiro de 1862, Richmond, no estado da Virgínia, foi feita capital. Durante a Guerra da Secessão a grande autonomia dos estados da Confederação prejudicou sua capacidade de nomear os oficiais militares, pois os governos locais pretendiam participar de suas indicações. Quando percebeu que a guerra estava perdida, fugiu de Richmond, mas foi capturado em Irwinville, no estado da Geórgia. De 1865 a 1867 ficou preso, sob a acusação de traição, mas com uma fiança de U$ 100.000,00 e influência de nortistas poderosos, conseguiu a liberdade. Após empreendimentos econômicos fracassados, faleceu em Nova Orleans, em 6 de dezembro de 1889. Está enterrado em Richmond, Virgínia, e em seu túmulo consta a frase: "The Rise and Fall of the Confederate Government" (em português, "A Ascensão e Queda do Governo Confederado").

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Bandeira da ASDECON

Bandeira da ASDECON
ASSOCIAÇÃO DOS DESCENDENTES DE CONFEDERADOS AMERICANOS NA AMAZÔNIA

Brasão da família Vaughan

Brasão da família Vaughan

ClickComments

Arquivo do blog

ESCLARECIMENTO / EXPLICATION

Esclarecemos que em função de erros cometidos por ocasião das escriturações nos cartórios de Santarém, durante os registros de nascimentos, diversas famílias de origem confederada (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc...) tiveram seus nomes escriturados de forma errada.
A família VAUGHAN, por exemplo, assumiu algumas formas diferentes de escrituração: Vaughon, Waughan e Wanghon.
Recentemente alguns descendentes da família VAUGHAN e de outras famílias, com o auxílio de advogados e seguindo as árvores genealógicas, efetuaram as correções devidas nos cartórios locais e passaram a escrever corretamente os seus nomes.
Devido a pronúncia do nome VAUGHAN ser diferente da forma que é escrita, alguns descendentes passaram a adotar a denominação de “Von”, mas tão somente para facilitar o entendimento da leitura, sem alterar a forma de registro.

We clarified that in terms of errors committed during the notary records in Santarém, in the records of births, several families of confederates (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc ...) had their names entered in wrong. The family VAUGHAN, for example, took a few different ways to book: Vaughon, Waughan and Wanghon. Recentemente VAUGHAN some descendants of the family and other families with the help of lawyers and following the tree, made the necessary corrections in notary places and began to write their names correctly. Due to the pronunciation of the name VAUGHAN be different from the way it is written, some descendants moved to adopt the name of "Von", but only to facilitate the understanding of reading, without changing the way of record.