Quem sou eu

Minha foto
gerardo.monteiro@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

XXI Festa Confederada de Santa Bárbara d’Oeste















XXI Festa Confederada
Fotos por Leandro Agnuzzi e Merielen Godoy.

A Festa Confederada de Santa Bárbara d’Oeste, realizada no último domingo (15), no Cemitério do Campo ou Cemitério dos Americanos, pela Fraternidade Descendência Americana, foi um sucesso e contou com a participação de aproximadamente 1.300 pessoas, previsão dos organizadores, que aproveitaram durante todo o dia do evento as atrações musicais, danças típicas e comidas no estilo norte-americano. Confira pelas fotos parte das atrações e algumas pessoas que estiveram por lá!

Fonte: www.sbnoticias.com.br/nabalada.php?id=2870 16/04/2007 autor: Hook Jr.
Norte-americanos no Brasil?
Veja a FESTA CONFEDERADA DE SBO!!!, Santa Bárbara d`Oeste, SP

Personagens em trajes típicos
Estranho, mas a cidade de Santa Bárbara d'Oeste foi a que recebeu o maior número de norte-americanos, moradores do sul dos Estados Unidos, que vieram para o Brasil em fins do século XIX, com a rendição dos Confederados escravistas diante da vitória dos Yankes industrialistas. A Festa Confederada é o momento de reunião dos descendentes, os quais reproduzem seus símbolos, costumes, crenças, valores a fim de assegurar a identidade do grupo.
tags: Santa Bárbara d`Oeste SP festa identidade-e-cultura territorio-e-territorialidade migrante descendente-norte-americano

onde fica - Outra coisa estranha! Esta festa acontece em um cemitério, cuja inauguração deu-se quando houve o primeiro óbito de um norte-americano no Brasil. O fato é que os cemitérios somente aceitavam os católicos. Foi necessário criar um cemitério que aceitasse os protestantes. Assim surgiu o cemitério do campo, em uma área rural afastada do centro da cidade de Santa Bárbara d'Oeste. No cemitério, além das tradicionais lápides com letras em relevo, há também uma capela protestante muito característica, árvores e um extenso gramado. É um lugar muito belo que vale à pena conhecer.

por que ir - Para conhecer o lugar; para escutar boa música, pois sempre há atrações clássicas de jazz, dixie land, country tradicional, etc.; para observar a estranheza da vestimenta dos descendentes que, nesta época, raspam o bigode e deixam somente a barba, como os antigos camponeses norte-americanos. Além do que, tais descendentes usam fardas de soldados confederados, com espada e tudo mais.

quando ir - no domingo da segunda quinzena de abril

quem vai - moradores de SBO, membros da Fraternidade Descendentes, descendentes de outras cidades, sobretudo São Paulo, Campinas, Sorocaba, Americana, etc. Autoridades, vereadores de SBO, prefeitos (estes para fazer média), curiosos, bêbados da região, jogadores de futebol, catadores de latinhas, trabalhadores de barracas de camelôs, pastores anglicanos, luteranos, etctanos...

quanto custa - Lá em Santa Bárbara d'Oeste se diz "deilão", ou seja, R$10,00 para entrar + estacionamento + comes e bebes no recinto da festa.

website
http://www.fdasbo.org.br/

contato - Secretaria Municipal de Cultura de Santa Bárbara d'Oeste: http://www.santabarbara.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Bandeira da ASDECON

Bandeira da ASDECON
ASSOCIAÇÃO DOS DESCENDENTES DE CONFEDERADOS AMERICANOS NA AMAZÔNIA

Brasão da família Vaughan

Brasão da família Vaughan

ClickComments

Arquivo do blog

ESCLARECIMENTO / EXPLICATION

Esclarecemos que em função de erros cometidos por ocasião das escriturações nos cartórios de Santarém, durante os registros de nascimentos, diversas famílias de origem confederada (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc...) tiveram seus nomes escriturados de forma errada.
A família VAUGHAN, por exemplo, assumiu algumas formas diferentes de escrituração: Vaughon, Waughan e Wanghon.
Recentemente alguns descendentes da família VAUGHAN e de outras famílias, com o auxílio de advogados e seguindo as árvores genealógicas, efetuaram as correções devidas nos cartórios locais e passaram a escrever corretamente os seus nomes.
Devido a pronúncia do nome VAUGHAN ser diferente da forma que é escrita, alguns descendentes passaram a adotar a denominação de “Von”, mas tão somente para facilitar o entendimento da leitura, sem alterar a forma de registro.

We clarified that in terms of errors committed during the notary records in Santarém, in the records of births, several families of confederates (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc ...) had their names entered in wrong. The family VAUGHAN, for example, took a few different ways to book: Vaughon, Waughan and Wanghon. Recentemente VAUGHAN some descendants of the family and other families with the help of lawyers and following the tree, made the necessary corrections in notary places and began to write their names correctly. Due to the pronunciation of the name VAUGHAN be different from the way it is written, some descendants moved to adopt the name of "Von", but only to facilitate the understanding of reading, without changing the way of record.