Quem sou eu

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Último Confederado na Amazônia


O livro O Último Confederado na Amazônia ou The Last Confederate in Amazon, conta a saga dos homens que sobreviveram a Guerra Civil Estadunidense e refugiaram-se no coração da Amazônia, em especial do último deles a morrer: David Bowman Riker.
Nascido em Charleston, maior cidade do estado da Carolina do Sul, Riker migrou para Santarém junto de várias outras famílias confederadas, tanto do Texas, como da Florida, da Carolina do Norte, do Tenessee, enfim, e na Pérola do Tapajós construiu sua vida, sua história. Deixou um imenso legado, com longa história, vastos relatos, muitos descendentes: e um deles sou eu.
O autor é ninguém menos que o tio-avô da minha mãe. E foi de suas próprias mãos que ganhei o presente. Com direito a autógrafo, abraços, diálogo e futuro feedback para comentários sobre o livro. Foi composto em 1983.
Já dei uma olhada na árvore genealógica, é emocionante. Realmente é muito legal ter-se um registro tão sólido de parte de nossa família.
Publicada por Alan Lemos em 1:38 AM 0 comentários
Etiquetas: , , ,

5 comentários:

CARLOS FLAVIO disse...

Onde posso encontrar esse livro??
Flavio Wallace Manaus-AM

Alan Lemos disse...

Olá, Carlos. Não sei onde vende, pois ganhei de presente do próprio autor: David Afton Riker, meu tio-bisavô.

Havia um livro que eu queria encontrar, mas não achava para vender - inclusive escrito por um parente do meu pai. Em uma visita à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pude ter contato com a literatura por algumas horas. Certamente "O Último Confederado na Amazônia" também está na BN.

Qualquer coisa, deixe mensagem no blog.

José Maria disse...

Achei recentemente em um sebo em Belém. Livro excelente!

Lidiane Riker disse...

Olá, bem gostei da publicação e de saber um pouco mais da minhas origens... Meu nome é Lidiane Gonçalves Riker, e gostaria de saber se o livro está disponível em bibliotecas, ou não? Sempre tive essa curiosidade de saber um pouco mais dos meus antepassados.
Manaus - AM.

Alan Batista Riker disse...

Olá Sou Alan Batista Riker ,filho de Anselmo Pessoa Riker e neto de Raimundo Riker gostaria de saber mais sobre esse livro sou do Rio.

Bandeira da ASDECON

Bandeira da ASDECON
ASSOCIAÇÃO DOS DESCENDENTES DE CONFEDERADOS AMERICANOS NA AMAZÔNIA

Brasão da família Vaughan

Brasão da família Vaughan

ClickComments

Arquivo do blog

ESCLARECIMENTO / EXPLICATION

Esclarecemos que em função de erros cometidos por ocasião das escriturações nos cartórios de Santarém, durante os registros de nascimentos, diversas famílias de origem confederada (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc...) tiveram seus nomes escriturados de forma errada.
A família VAUGHAN, por exemplo, assumiu algumas formas diferentes de escrituração: Vaughon, Waughan e Wanghon.
Recentemente alguns descendentes da família VAUGHAN e de outras famílias, com o auxílio de advogados e seguindo as árvores genealógicas, efetuaram as correções devidas nos cartórios locais e passaram a escrever corretamente os seus nomes.
Devido a pronúncia do nome VAUGHAN ser diferente da forma que é escrita, alguns descendentes passaram a adotar a denominação de “Von”, mas tão somente para facilitar o entendimento da leitura, sem alterar a forma de registro.

We clarified that in terms of errors committed during the notary records in Santarém, in the records of births, several families of confederates (Wallace, Hennington, Rhome, Pitts, Riker, Vaughan, Jennings, etc ...) had their names entered in wrong. The family VAUGHAN, for example, took a few different ways to book: Vaughon, Waughan and Wanghon. Recentemente VAUGHAN some descendants of the family and other families with the help of lawyers and following the tree, made the necessary corrections in notary places and began to write their names correctly. Due to the pronunciation of the name VAUGHAN be different from the way it is written, some descendants moved to adopt the name of "Von", but only to facilitate the understanding of reading, without changing the way of record.